Fragilizado, Cepedi pode ampliar ação para o chocolate goumert

Cepedi, hoje tão vazio quanto o polo de informática
Secom/Gidelzo Silva

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, durante visita ao estande do Brasil no Salon du Chocolat Paris-2015, no mês passado, na França, informou que irá discutir com o governador do estado, Rui Costa, e representantes de entidades ligadas à cacauicultura do sul da Bahia a transformação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônico (Cepedi), em parque tecnológico da região, voltado para o desenvolvimento sustentável nas áreas da agricultura e do cacau gourmet. O Ceped está situado na Avenida Petrobras, bairro Cidade Nova, centro.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 10, durante entrevista coletiva concedida à imprensa da região. Na oportunidade, o prefeito informou que durante os cinco dias que esteve na XXI edição do Salão Internacional do Chocolate de Paris ficou encantado com o evento, considerado gerador de negócios no ramo do turismo e na indústria no âmbito internacional. Uma das propostas do projeto é ampliar a cadeia produtiva do cacau, como forma de inovar o setor turístico do município.

Segundo Jabes Ribeiro, essas ações serão multiplicadas para viabilizar a vinda de inúmeros benefícios para incrementar o turismo local, com forte apelo promocional para o produto fabrica chocolate, tendo como vitrine o chocolate produzido na Mata Atlântica e as belezas naturais de Ilhéus.

Durante sua explanação, o prefeito que lembrou que o Salão recebeu, durante os cinco dias, mais de 150 mil visitantes, entre adultos e crianças dos mais variados países, que conheceram o chocolate puro e seus mais variados derivados do cacau gourmet. “É bom lembrar que enquanto o cacauicultor vende a arroba de amêndoas no mercado interno por cerca de R$ 600, o produtor migrando para atuar na atividade de cacau fino, o lucro é certo e inúmeras vezes maior”.

Ainda na Eurpopa, acompanhado do secretário estadual de Turismo, Nelson Pellegrino, dentre outras autoridades baianas, Jabes Ribeiro visitou a vila de Óbidos, em Portugal, reconhecida como importante polo voltado às indústrias criativas, que concentra recursos privilegiados para o seu desenvolvimento.